( Livro do Prof. Acácio Garcia - Como falar em público com naturalidade e entusiasmo)
“A grandeza de um homem se mede pelo sua capacidade decomunicação” (Michael Quoist).
O mundo hoje está dividido em dois grandes blocos:
Pessoas que falam em público e pessoas que não falam em público.
As pessoas comunicativas levam vantagens em relação às
tímidas. Quantas oportunidades perdemos na vida por causa
da timidez?
Imagine-se no lugar do dirigente de uma empresa
selecionando um profissional para compor sua equipe. Entre
os candidatos a serem selecionados estão um tímido e outro
comunicativo. Qual deles você selecionaria?
Com toda certeza, o candidato mais extrovertido, não é
verdade?
Nesta conturbada vida moderna e neste mercado
corporativista, a cada instante que passa, surge a
oportunidade de se comunicarmos em público. Tal
oportunidade está presente em todas as atividades,
numa época em que a busca por uma profissão de destaque exige essa imposição de naturalidade na fala em qualquer profissão.
É óbvio que a necessidade de falar em público se agiganta à medida que se galgam posições de liderança na sociedade, nas organizações públicas e privadas e mesmo como autônomos.
Dessa forma, todos os profissionais, indistintamente, devem estar preparados para se apresentar em público com naturalidade e prazer, em vez dos atropelos do nervosismo e do pavor.
Você em qualquer profissão que ocupe, mesmo como estudante, irá usar a comunicação a todo instante, no seu ambiente de trabalho, na sua faculdade, nas reuniões, nas jornadas, nos seminários e nos congressos, participando de debates ou fazendo perguntas nos congressos. O que adianta você ser o primeiro colocado no curso da sua faculdade, se no dia de sua entrevista de emprego, você põe tudo a perder com a timidez e o despreparo de sua auto apresentação ao entrevistador?
Um profissional que não se expressa bem perante um grupo de pessoas, ou que não saiba transmitir seu conhecimento numa reunião empresarial é como um “passarinho lindo que não canta”. É uma peça meramente ornamental.
Vale salientar que falar em público não é só pedir a palavra e fazer um discurso “sem eira nem beira”, com palavras soltas e desencontradas.
Falar em público é interagir e manter uma comunicação efetiva e afetiva com os ouvintes, transmitindo todas suas ideias e seus pensamentos, com um objetivo claro e sem ruídos na comunicação.
Apresentar-se em público é convencer os ouvintes. É dominar bem o assunto que está expondo. É falar para uma plateia como se estivesse falando, com muita naturalidade, para um turma de amigos num happyhour.
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